Dia da Bandeira é lembrado em Irati

imagem: Dia da Bandeira é lembrado em Irati
Fonte: foto
20/11/2020

O Dia da Bandeira, comemorado anualmente no dia 19 de novembro, foi lembrado no dia de hoje, com hasteamento do pavilhão nacional às 12h, na Praça da Bandeira,  evento coordenado pelo 3º Sub grupamento de Bombeiros de Irati para marcar a data.

Contexto histórico

A bandeira brasileira foi criada logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Como a nova bandeira brasileira foi apresentada no dia 19 de novembro de 1889, essa data foi escolhida como o Dia da Bandeira.

Com a Proclamação da República, era necessária a substituição dos símbolos nacionais que remetiam à monarquia. Sendo assim, no dia 19 de novembro, quatro dias após a proclamação, a nova bandeira foi apresentada e, oficialmente, adotada como bandeira nacional, partir do Decreto nº 04, assinado pelo presidente provisório Deodoro da Fonseca.

O estilo básico da Bandeira Nacional (o losango amarelo em meio a um quadro verde) já fazia parte da bandeira do Império, e foi definido pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret.

O símbolo de Armas do Império foi substituído por uma esfera republicana da cor azul.

Na esfera, foi acrescentado um lema de orientação positivista, “Ordem e Progresso”, em letras verdes dentro de uma faixa branca.

Na esfera azul, foram adicionadas estrelas, que representam os estados brasileiros. A posição de cada estrela foi definida por lei e corresponde ao céu do Rio de Janeiro, observado no dia 15 de novembro de 1889 às 8h30.

Os autores da Bandeira Nacional foram Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares.

A última modificação feita na bandeira brasileira aconteceu no dia 11 de maio de 1992, quando foram adicionadas novas estrelas, que correspondem aos estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Outras

  • Mega Irati - Banner
  • Mega Irati - Banner
  • Mega Irati - Banner
  • Mega Irati - Banner
  • Mega Irati - Banner
  • Mega Irati - Banner
  • Mega Irati - Banner
  • Mega Irati - Banner