Passa a vigorar a partir desta terça-feira (26) em Irati - PR a Nota Técnica SESA n° 01/2020, que traz recomendações sobre a realização dos Testes de Biologia Molecular RT-PCR (transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase) para a detecção do RNA do Coronavírus (SARS-CoV-2). Em razão desta Nota Técnica, qualquer indivíduo que procurar o serviço de saúde e que se enquadre na definição de "Síndrome Gripal" deverá ter sua amostra de exame coletada e encaminhada para teste laboratorial.

A linha "Casos Notificados" refere-se a todas as pessoas com casos de síndromes gripais (SG) e que passaram por atendimento médico.

A linha "Casos Descartados por critério Clínico-Epidemiológico" refere-se aos casos notificados de Síndrome Gripal, mas que não apresentavam sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e nem histórico de viagem ou de contato próximo com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19. A partir de 26/05, todos os casos de Síndrome Gripal passaram a ter amostras de exames coletadas e encaminhadas para teste laboratorial, em razão da Nota Técnica SESA n° 01/2020.

A linha "Exames realizados" refere-se aos casos notificados, cujas amostras foram coletadas para realização de testes laboratoriais. Os resultados destes testes levam cerca de uma semana para ficarem prontos, prazo este que pode variar conforme a demanda. Os testes são feitos pelo Laboratório Central do Paraná (LACEN-PR) ou outros Laboratórios credenciados.

A linha "Casos descartados por critério laboratorial" refere-se aos testes realizados cujos resultados foram negativo para COVID-19.

A linha "Casos em investigação" refere-se aos testes realizados, cujos resultados dos exames ainda não foram obtidos.

A linha "Casos confirmados" refere-se aos testes realizados, cujos resultados foram positivo para COVID-19.

A linha "Recuperados" refere-se aos pacientes cujos testes realizados tenham tido resultado positivo para COVID-19 e que posteriormente tenham recebido alta, recuperando-se da doença.

A linha "Óbitos" refere-se aos casos de testes realizados, cujos resultados tenham sido positivo para COVID-19 e com falecimento da pessoa acometida pela doença.

Mais esclarecimentos sobre os números do boletim epidemiológico podem ser lidos no link: https://bit.ly/3c4un1e

FONTE:
Departamento de Vigilância Epidemiológica
Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura de Irati - Paraná