Casa de Passagem Indígena é inaugurada

  • Casa de Passagem Indígena é inaugurada
  • Casa de Passagem Indígena 02
  • Casa de Passagem Indígena 03
  • Casa de Passagem Indígena 04
  • IMG_6884
  • IMG_6886


Desde o último dia 05, Irati passou a contar com sua Casa de Passagem Indígena. Após contornar problemas com o imóvel, que a atual gestão encontrou sem uso, a Secretaria de Assistência Social efetuou levantamento das necessidades para adaptar as instalações de forma ideal para o acolhimento aos indígenas em trânsito por Irati.

A cerimônia simbólica de inauguração aconteceu às 13h30, na Câmara Municipal de Vereadores, onde também aconteceu uma mesa redonda de discussão sobre a política indigenista, contando com diversos profissionais e instituições, como a FUNAI, os indígenas da aldeia de Ivaí, e a antropóloga Aila Vilela Bozan, entre outras autoridades.

Para o prefeito Jorge Derbli, esta “é uma demanda aguardada há muito tempo pela população indígena que passa pela nossa cidade, trazendo e vendendo seu artesanato muito bem feito, e que não tinha local para ficar. Todos sabem que estas pessoas ficavam no teatro inacabado, sem as mínimas condições de acomodações e higiene. Graças ao trabalho em conjunto das nossas secretarias, conseguimos uma casa que estava com problemas e pendente deste a administração anterior, e transformamos ela numa casa de passagem, com a supervisão da nossa Assistência Social”.

A secretária da pasta Sybil Dietrich argumenta que a Casa da Passagem Indígena de Irati “é uma conquista que partiu de uma construção coletiva, com a participação da população indígena, do poder público, comunidade iratiense, técnicos e especialistas, que vem para cumprir um compromisso de garantir dignidade e respeito aos índios que transitam pelo nosso Município”.

Casa terá capacidade para 20 a 30 pessoas

A Casa de Passagem Indígena é um serviço tipificado na política de assistência social como de alta complexidade, com a proposta de ofertar proteção integral aos indígenas em trânsito no município de Irati para a venda de seus artesanatos. O acolhimento é provisório e irá assegurar condições de dignidade a esta população.

A Casa de Passagem Indígena de Irati teve obras de reformas e adaptações iniciadas em julho do ano passado e, agora concluída, permitirá acolher entre 20 a 30 pessoas. Conta com área total de 153,13 m², dos quais 72,81m² são de ampliação e o restante, reforma. A casa possui três quartos, sala, cozinha, copa e dois banheiros.

Recursos municipais de mais de R$ 180 mil foram aplicados na reforma, ampliação e adaptação do prédio.

Fonte Secretaria Municipal de Comunicação Social Prefeitura de Irati - Paraná

Compartilhar :

Adicionar novo comentário

 Seu comentário foi enviado com sucesso. Obrigado!   Atualizar
Erro: por favor, tente novamente