Porteira Adentro atende propriedades na região de Gonçalves Júnior.

imagem: Porteira Adentro atende propriedades na região de Gonçalves Júnior.
Fonte: foto
29/04/2021

No dia de hoje (29), o programa “Porteira Adentro” atendeu duas propriedades na região do Distrito de Gonçalves Junior, cumprindo a proposta de auxiliar os produtores em questões como melhorias em acessos e outros benefícios. A Secretaria de Agricultura, responsável pelo referido programa, aproveitou a ocasião para efetuar a vistoria destes serviços em andamento e de outros já realizados.

Uma das propriedades foi a de Marcos Roik, naquela localidade, onde o maquinário da Prefeitura efetuou adequações na entrada da leitaria, onde os caminhões fazem o recolhimento do leite, e por onde chega a alimentação necessária dos animais. O trecho recebeu patrolamento e cascalhamento.

Também foi atendida a propriedade de Tiago Renichor, na linha B de Gonsalves Júnior para incentivo à fruticultura na produção de morango. No local foi executado serviço de aplainamento de área para instalação de duas estufas plásticas, onde serão cultivados 10.000 pés de morango.

O Porteira Adentro é executado pela Prefeitura, aprovado por lei pela Câmara Municipal, e é um trabalho em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Entre os serviços previstos estão patrolamento, cascalhamento e aplainamento. Podem constar até cinco viagens de cascalho, seis manilhas por produtor, e até cinco horas/máquina por propriedade. São considerados prioritário os serviços que atendam a Bacia Leiteira e adequações para construção de barracões e estufas.

Desde que foi retomado neste ano, o programa já realizou 38 serviços em vários pontos do Município.

Como funciona

Para deixar o Porteira Adentro mais eficiente, este ano foi montado um sistema de cadastro informatizado, onde a Secretaria de Agricultura tem controle total dos pedidos e das demandas necessárias.

O secretário de Agricultura de Irati, Raimundo Gnatkowski (Mundio), explica que “os interessados devem vir pessoalmente até a secretaria, trazendo todos os documentos pessoais. O cadastro exige, da mesma forma, o Bloco do Produtor (CADPRO)”. Durante o processo, o produtor descreve os serviços de que tem necessidade, os dados são registrados no sistema, e é emitido um formulário para o requerente.

Os serviços de revestimento primário são sempre condicionados pela presença do maquinário da Secretaria de Serviços Rurais nas proximidades das cascalheiras do Município.

Informações pelo telefone 3132 6173.

Outras

  • Mega Irati - Banner
  • Mega Irati - Banner
  • Mega Irati - Banner
  • Mega Irati - Banner
  • Mega Irati - Banner
  • Mega Irati - Banner
  • Mega Irati - Banner
  • Mega Irati - Banner