Curso de Agronomia está com as inscrições abertas no IFPR Irati

imagem: Curso de Agronomia está com as inscrições abertas no IFPR Irati
Fonte: foto
20/05/2021A graduação ocorre em período vespertino, com 40 vagas disponíveis

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021 do IFPR, que seleciona candidatos aos cursos de graduação presenciais oferecidos pela instituição. Entre os cursos oferecidos pelo IFPR campus Irati está o bacharelado em Agronomia, ao todo são 40 vagas disponíveis.

A seleção de candidatos será realizada mediante processo seletivo, exclusivamente por meio das notas obtidas em cada Área do Conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Redação) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), das edições de 2009 até 2020. Os candidatos poderão utilizar as notas obtidas apenas de um ano das edições do Enem.
As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de junho, pelo site da Fundação de Apoio a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef).

 

Inscrições

As inscrições devem ser feitas até o dia 07 de junho, na página da Fundação de Apoio a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef).
Os interessados em solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição devem formalizar o pedido até o dia 25 de maio de 2021. A taxa de inscrição tem um custo de R$ 50.
Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site da banca organizadora. É imprescindível que o candidato tenha CPF próprio para realizar a inscrição.

 

Inclusão social

O Processo Seletivo do IFPR destina 80% das vagas à inclusão social. Sendo que 60% do total de vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.  Destas, 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.650) e 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos: autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência; e demais candidatos.

 

Bacharelado em Agronomia

O Curso Superior em Agronomia tem por objetivo formar bacharéis para a atuação profissional específica em carreiras da área de Ciências Agrárias através de sólida formação científica, humanística, crítica, criativa e reflexiva, enfatizando conceitos e princípios ecológicos e a relação entre técnica, ética e os aspectos políticos, culturais e socioambientais.

 

O curso tem como ênfase a agroecologia, a qual pode ser compreendida como a ciência que tem suas raízes nos métodos e práticas tradicionais de manejo produtivo dos ecossistemas pelas populações camponesas, que se baseiam na valorização dos recursos naturais e culturais disponíveis em cada território. Seus princípios apontam caminhos que evidenciam uma perspectiva clara de construção de uma concepção de sustentabilidade, abrindo as portas para novas opções de práticas sociais, incluindo o manejo da agricultura, floresta e pecuária e da organização social.

A oferta do curso de Agronomia resulta de mobilizações de movimentos sociais do campo interessados na educação como política fundamental ao processo de desenvolvimento rural sustentável no Estado do Paraná. Sua localização em Irati deve-se ao acolhimento de debates produzidos pela sociedade regional organizada acerca da necessidade de repensar a escola do campo e sua finalidade, como indutora principal na valorização da agricultura familiar camponesa e sua inclusão na dinâmica do desenvolvimento regional.

Outras

  • Mega Irati - Banner
  • Mega Irati - Banner
  • Mega Irati - Banner
  • Mega Irati - Banner
  • Mega Irati - Banner
  • Mega Irati - Banner
  • Mega Irati - Banner
  • Mega Irati - Banner